Avançar para o conteúdo principal

Finlândia - Ainda Não Parti Nada Hoje


Lapónia e as suas Maravilhas.


Esta viagem à Finlândia trouxe uma celebração de liberdade. YEEEEYYYY

Visitar a Morada Oficial do Pai Natal, aquele gajo de barbas existe, eu vi. É um gorducho que até fala algum português, possivelmente recorreu às cábulas cedidas pelos elfos que se encontram a cobrar fotografias de 45 euros à saída. O gajo até tinha uns óculos daqueles pequenos fixes, que o caracterizam nos anúncios da coca cola. Talvez uma coincidência. Como eu disse, ele existe. Eu vi. Mas não me deu presentes, possivelmente por ser fora de época. 




Aquele arrepio de excentricidade ao passar o Circulo Polar Ártico, a temperatura se manter a mesma e nada acontecer, exceto pagar uns 0.50 cêntimos (de euro) por um carimbo no passaporte (opcional, mas eu optei). 





Por falar nesse assunto, já coloquei um colar cervical para auxiliar naquilo que os nórdicos designam de caça às luzes do norte. E porquê? Porque de tanto caçar já fiz uma hérnia e umas tantas contraturas.


Grande focagem profissional, de "tripé pau de selfie" resistente a -28ºC. 

Hotel e Safaris onde pernoitamos fica ao largo do terceiro maior lago da Europa (o link está em espanhol, estudassem), ficando no inverno como todos os outros lagos por estes lados congelado, e presenteia a juventude com grandes cenários de auroras boreais, quando a mãe natureza assim decide

Esquiar na Lapónia. 
Isto de estar no ártico a esquiar soa a chique. Daquelas cenas dos gajos ricos, ou vedetas que metem nas redes sociais ciências que desconhecem. Pistas de ski difíceis. Mas tirei umas fotos maradas para postar no FB antes de dar o grande trambolhão, mas essa parte ninguém necessita de saber. 




No entanto não parti nada hoje, mas ganhei uns quilos. Isto de andar a comer salmão e bife de rena diariamente para além de estar a esvaziar a olhos vistos a minha conta bancária, também contribui para um aumento de volume ao qual dou a designação de papola. 



Quereis comer uma posta de salmão à maneira numa tenda Sami? Venham aqui.


Definição  de papola: alto relevo notório claramente na zona da tripa, constituído  por gases e gorduras. Ou seja, um armazém combustível para uma crise cujas probabilidades de acontecerem são menores do que avistar as auroras boreais.


Não sei como consegui comer isto tudo ao jantar. 

Ainda estou a pensar nas renas cujos cornos são sazonais. Isto parece bizarro, mas agora que visitei uma quinta de renas e fiz um safari cheia de frio, a nevar e com aquele ego de masoquista assumida, a minha vida começou a fazer mais sentido.


Incrível safari com vista privilegiada para o cú da rena conduzido por um Sami ruivo cuja função era apenas estar lá, porque os animais fizeram o que bem lhes apeteceu. 
safaris em Levi e Rovaniemi.

Cá vai um mergulho fresquinho no gelo acabadinho de partir. Que delícia. 




E uma corrida pelo mar congelado com um barco encalhado e música Finlandesa como banda sonora. O homem empurra que foi para isso que o trouxe. 






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zanzibar, uma pérola africana

Nungwi beach Zanzibar, uma ilha exótica ao largo da costa da Tanzânia, é um paraíso tropical repleto de encantos e diversidade cultural.  Com praias de areias brancas banhadas por águas cristalinas do Oceano Índico, Zanzibar atrai viajantes em busca de relaxamento e beleza natural deslumbrante. Além de suas praias deslumbrantes, Zanzibar é conhecida por sua rica herança cultural, evidente em sua arquitetura distinta, influenciada por séculos de comércio e intercâmbio cultural.  Stone Town As ruelas estreitas e labirínticas da Cidade de Pedra, em Zanzibar, abrigam mercados animados, mesquitas ornamentadas e palácios históricos, transportando os visitantes de volta no tempo. A ilha também é famosa por seus aromáticos campos de especiarias, que oferecem aos visitantes a oportunidade de explorar e aprender sobre a produção de cravo, noz-moscada, canela e outras especiarias exóticas. Com uma mistura única de influências africanas, árabes, indianas e europeias, Zanzibar ...

De Flores a Dragões.

 Ah, Indonésia, esse país de mais de 17.000 ilhas! Mas hoje vamos focar em três pérolas: a Ilha das Flores, o arquipélago de Komodo e a exuberante Bali.   Para quem pensa que Flores é uma homenagem a algum jardim tropical, engana-se. Este paraíso indonésio, com paisagens de cortar a respiração, deve o seu nome aos nossos navegadores portugueses, que por lá passaram nos tempos áureos dos Descobrimentos. Sim, meus amigos, os portugueses andaram por todo o lado e deixaram a sua marca, até no nome desta ilha. A Ilha das Flores é, sem dúvida, um local mágico. Montanhas verdes, crateras vulcânicas cheias de lagos coloridos (sim, há lagos verdes, azuis e castanhos), aldeias tradicionais e, claro, flores por todo o lado. Quem visita a ilha ainda pode explorar o Parque Nacional de Kelimutu e os seus famosos lagos de cores mutantes. Claro que nós, portugueses, temos que aproveitar a ocasião para reclamar: "Isto deve ser culpa do fado!", mas a verdade é que é pura magia geológica. Agora...

Maurícias uma ilha a visitar

Siga me em:  https://wanderlog.com/plan/chbnrrzyanqfjgvn/viagem-s-maurcias-a-primeira-viagem-da-ins/shared https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/conselhos-aos-viajantes/africa/mauricias-ilhas Em caso de emergência médica nas Maurícias, o número a usar é 999. O número da polícia nas Maurícias é 112 ou 114. Este número de emergência é atendido 24 horas por dia, 7 dias por semana, e pode ser usado para relatar crimes, acidentes, incidentes de trânsito, entre outros.   As Maurícias são conhecidas pelas suas praias de areia branca e águas cristalinas, mas há muito mais coisas para ver e fazer na ilha. Aqui estão algumas sugestões de lugares para visitar nas Maurícias: 1. Parque Nacional Black River Gorges: é uma área de conservação natural com trilhas para caminhadas, lindas cachoeiras e vistas panorâmicas. 2. Ilhas do Norte: excursões de barco para as ilhas do norte, como Ilot Gabriel e Ilot Benitiers, são populares pelas suas praias de areia branca e águas crista...